Dia de Finados
Mais um dia destes de passou. Um feriado num Sábado...que nem deu para gozar. É certo que é um dia santo, segundo a Igreja Católica, mas nos dias de hoje, são poucas as pessoas que assim pensam. A maioria vê como mais um dia para descanso e, por mera etiqueta, vão aos cemitérios.
Vão aos cemitérios lavar as campas, porem flores novas, já que as últimas, plásticas por certo, foram postas no ano anterior. É o único dia, se não me falha a memória, em que falar para o boneco não é sinónimo de ser maluco. Mas, pobres criaturas, a falarem para baixo, quando em baixo apenas está o corpo, os ossos. O essencial não está lá, mas sim lá...no alto, para onde deveriam olhar.
Dizem que quando morremos pobres e ricos vão todos para o mesmo local, mas isso não é de todo certo. Um pobre vai para debaixo se dois palmos de terra e nada mais. Um remediado já não apanha chuva, porque terá uma campa de pedra de mármore ou granito, sabiamente trabalhada, com letras gravadas a ouro e um pensamento muito profundo. Os ricos, esses até tem direito a um T0, que chamam de Mausoléu. Então? Mesmo na morte seremos realmente todos iguais?
Mais um dia de consumismo...puro, sem gelo. Flores e mais flores, que neste dia são vendidas a peso...das letras gravadas.
Quando o que se sente por um ente querido que partiu...sente-se sempre, conscientemente ou inconscientemente, e não só num dia. Alias, sou da opinião...minha é claro, que se todos os corpos fossem cremados, seria melhor, mais limpo, mais higiénico. Os cemitérios não teriam que ocupar grandes áreas de terreno, não teriam que ser quase cidades, como o cemitério do Alto de São João, em Lisboa.
Por mim, cremado e as cinzas deitadas ao vento, deitadas ao mar...será o melhor...para mim e para todos, porque o que sentirem por mim, sentem dentro do Coração e não perante uma pedra fria posta por sobre quatro palmos de terra ou, sem pedra alguma.
Mais um dia se passou...para o ano esperemos que seja num dia de semana.
Tenho saudades da minha avó...e do meu Pai...mesmo não tendo ido aos respectivos cemitérios, e isso é que interessa.